Você sofreu um atraso, cancelamento de voo, extravio de bagagens, overbooking ou alguma prática abusiva pelas companhias áereas?

Vamos detalhar neste post quais são os seus direitos em cada situação!

DIREITO DO CONSUMIDOR

Dr. Giancarlo Francesco Consoli Muller

1/7/20254 min read

As principais companhias áereas atuantes no Brasil são: GOL Linhas Aéreas, LATAM Brasil, Azul Linhas Aéreas, Voepass Linhas Aéreas, American Airlines, United Airlines e Delta Air Lines (EUA), Air France e KLM (Europa), Lufthansa e Iberia (Europa), Copa Airlines (América Central e do Norte) e Emirates e Qatar Airways (Oriente Médio, África e Ásia);

No entanto, apesar da fama e grandeza dessas empresas, geralmente tais companhias estão envolvidas em questões relacionadas a direitos do consumidor, como: atrasos, cancelamentos de voos, extravio de bagagens, overbooking, e outros problemas comuns no setor de aviação. Abaixo estão os 10 MAIORES E MAIS FREQUENTES motivos de ações movidas contra essas companhias aéreas:

1. Atrasos e Cancelamentos de Voos

  • O que é: Passageiros processam companhias aéreas por atrasos significativos ou cancelamentos de voos, especialmente quando não há justificativa plausível ou quando a companhia não oferece assistência adequada.

  • Seus Direitos: Indenizações por danos morais e materiais, como despesas com hospedagem, alimentação e transporte alternativo.

  • O que deve ser feito: Solicitar o motivo do atraso e/ou cancelamento por escrito pela empresa (documento escrito), juntar todas as demais informações relativo ao voo (e-mails, pagamentos, hospedagens, gastos com uber e etc) e entrar em contato com um advogado de sua confiança!

2. Overbooking

  • O que é: Quando a companhia vende mais passagens do que o número de assentos disponíveis no avião, resultando na recusa de embarque.

  • Seus Direitos: Indenizações por danos morais e materiais, além de reembolso do valor da passagem e compensação por inconvenientes.

  • O que deve ser feito: Solicitar o motivo de não ser possível o embarque por escrito pela empresa ou a negativa, gravações de vídeo no local, juntar todas as demais informações relativas ao voo e contatar um advogado de sua confiança!

3. Extravio de Bagagens

  • O que é: Passageiros processam companhias aéreas pelo extravio ou perda de bagagens.

  • Seus Direitos: Indenizações por danos morais e materiais, incluindo o valor dos itens perdidos e compensação por transtornos.

  • O que deve ser feito: Fazer uma apuração do que havia na bagagem, avaliar o montante perdido, juntar provas, solicitar documentalmente o motivo da não entrega da bagagem ou fotos da bagem danificada e contatar um advogado de sua confiança!

4. Má Prestação de Serviço

  • O que é: Passageiros reclamam de má prestação de serviço, como atendimento inadequado, falta de assistência a pessoas com necessidades especiais, ou problemas com refeições e entretenimento a bordo.

  • Seus Direitos: Indenizações por danos morais e materiais.

  • O que deve ser feito: Gravar a má prestação do serviço, fotos, demonstrar o incômodo e a situação gerada e contatar um advogado de sua confiança!

5. Cobranças Abusivas

  • O que é: Passageiros contestam cobranças consideradas abusivas, como taxas extras para escolha de assentos, despacho de bagagens, ou alterações de reservas.

  • Seus Direitos: Reembolso das taxas cobradas e indenizações por danos morais.

  • O que deve ser feito: Juntar a documentação e comprovantes do que foi pago como taxa extra e contatar um advogado de sua confiança!

6. Acidentes e Incidentes de Segurança

  • O que é: Passageiros ou seus familiares processam companhias aéreas por acidentes ou incidentes que resultaram em ferimentos ou fatalidades.

  • Seus Direitos: Indenizações por danos morais, materiais e estéticos, além de pensões em casos de fatalidades.

  • O que deve ser feito: Primeiramente procurar ajuda médica-hospitalar, realizar um BO informando das lesões sofridas, fotos e vídeos, juntar toda essa documentação e falar com um advogado de sua confiança!

7. Problemas com Reembolsos

  • O que é: Passageiros reclamam da demora ou da recusa em reembolsar valores de passagens ou serviços não utilizados.

  • Seus Direitos: Reembolso do valor devido, juros e correção monetária, além de indenizações por danos morais.

  • O que deve ser feito: Juntar toda a documentação, protocolos e contatos com a companhia áerea, prints de conversa e falar com um advogado de sua confiança!

8. Discriminação e Tratamento Desigual

  • O que é: Passageiros processam companhias aéreas por discriminação com base em raça, gênero, nacionalidade, ou outras características.

  • Seus Direitos: Indenizações por danos morais e materiais.

  • O que deve ser feito: Coletar provas via fotos e vídeos do constrangimento gerado, registrar um BO informando o ocorrido e contatar um advogado de sua confiança!

9. Problemas com Milhas e Programas de Fidelidade

  • O que é: Passageiros reclamam de problemas com a acumulação, uso ou expiração de milhas em programas de fidelidade.

  • Seus Direitos: Indenizações por danos morais e materiais, além da restituição das milhas ou benefícios prometidos.

  • O que deve ser feito: Solicitar o contrato de milhas perante seu plano/cartão, o motivo da perda/expiração ou impossibilidade de uso das milhas e contatar um advogado de sua confiança!

10. Cancelamento de Voos por Motivos de Força Maior

  • O que é: Passageiros contestam o cancelamento de voos alegando que a companhia aérea não comprovou adequadamente a ocorrência de força maior (como condições climáticas extremas).

  • Seus Direitos: Indenizações por danos morais e materiais.

  • O que deve ser feito: Solicitar documentalmente o motivo da companhia áerea estar cancelando o voo e contatar um advogado de sua confiança!

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